Bebê uma coisa que é muito comum a gente ouvir na idade adulta: não vale a pena! Mamãe não sabe ao certo de onde veio essa frase, mas quanto mais penso nela, mais estranha ela me parece. Não valer a pena remete à falta de tempo, dinheiro ou diversão. Mas mesmo as coisas que não valeram a pena, não valia a pena ao menos tenta-las? Não valia a pena matar a curiosidade ao invés de ficar com aquilo na cabeça? Vovó costuma contar para mamãe que quando esteve em Genebra andou horrores para ver o jet d`eau (jato de água) de Genebra e chegando lá ele nem era tão grande e bonito, então não valeu a pena. Discordo dela. Certa vez ouvi de algum ditado Budista que nós humanos saímos muito do momento presente, pensando muito em como atingir os objetivos na vida, e nos esquecemos do principal: a caminhada!
Foto por Mario Canazza
Sim, no caso da vovó, queria que você visse as fotos de como Genebra estava bonita naquele dia ensolarado, o jato fica junto de um lago que é azul esmeralda, cheio de cisnes! Você poderá ver também aquele monte de relógios antigos e flores, muitas flores! Mesmo que fosse tudo diferente: feio, sem vida, discordo da vovó. Não é legal imaginar um jato de água enorme e lindo?! Quem sabe o jato da vovó não fazia um arco-íris? E, tem mais, se pensar bem verá que a beleza dele estava limitada somente ao limite da imaginação da vovó! Não é fantástico? Sim, valeu a pena a imagem do jato que vovó construiu antes de vê-lo: tão bonito e pacífico! Bebê, fala para vovó que você também prefere essa imagem. E daí que ela não existe na realidade?
Se pensarmos bem nesse exemplo a gente conclui que o famoso poeta tinha razão: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Bebê, com tudo isso, mamãe quer dizer que vale a pena se sujar; matar a curiosidade; ficar de bem com um amigo antigo; falar algo bonito para alguém; ajudar as pessoas; fazer-lhes se sentir queridas; cuidar do meio ambiente; ensinar algo a alguém; começar um idioma bem mais velho; aprender música; nadar por dez minutos; se exercitar por cinco. Se tudo der errado, ao menos valeu a pena curtir a tentativa!